FOTO EM PAUTA ou FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES?

FOTO EM PAUTA ou FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES?

 

Talvez os organizadores e os fotógrafos mineiros não compreendam a razão deste questionamento existir. Mas acreditamos que seja uma dúvida de muitos, já que frequentemente ouvimos os dois nomes em referência ao FESTIVAL.

E por que isso acontece? Para responder esta pergunta precisamos conhecermos um pouco da sua história.

 

10 anos de história + 8 anos de outras histórias

 

Iniciando sempre no primeiro semestre do ano, entre o CARNAVAL e a SEMANA SANTA, o FESTIVAL está prestes a  completar 10 edições. Um marco de existência celebrado por todos nós que amamos o ofício de fotografar. É maravilhoso podermos contar desde 2011 com mais este espaço de trocas de experiências entre fotógrafos de todo o país. Ainda mais em um lugar como TIRADENTES, uma cidade dotada de uma cultura tão expressiva.

Mas de onde veio a inspiração para a sua criação? Do projeto FOTO EM PAUTA, que desde 2004 leva a BELO HORIZONTE figuras de destaque no campo da fotografia.  Os encontros contam com projeções de imagens com comentários dos artistas convidados, promovendo conversas  entre eles e o público sobre o processo de criação das obras apresentadas. Uma iniciativa gratuita e extremamente valorosa para o fortalecimento da fotografia no BRASIL.

Ou seja, o projeto FOTO EM PAUTA originou o FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES, por isso os dois nomes são constantemente associados. Vale mencionar que na página oficial do evento, as formas FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES e FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES – FOTO EM PAUTA são usadas.

 

Desde 2013, a FOTOTECH tem uma participação efetiva no FESTIVAL, apresentando exposições com fotos dos associados, palestras, entre outras atividades gratuitas dedicadas à fotografia. As fotos que ilustram a publicação são de autoria do associado MABBOM SANTOS (@mabbom) feitas durante a nona edição do FESTIVAL em 2019.

 

Postado em: 06/03/2020